
Dois brasileiros foram condenados à prisão na Grã-Bretanha, na terça-feira, por posse de material usado para falsificação de documentos.
- FASANO UK www.fasano.org.uk
- FASANO PT www.fasano.com.pt
- FASANO ES www.fasano.es
- FASANO IT www.fasanoitalia.com
Solicite o seu. Clique aqui.
por Renato Mota, Londres
Brasileiros desejosos em melhorar a qualidade de vida no Reino Unido podem se beneficiar de bolsa de estudos gratuita, paga pela NHS, o Serviço Nacional de Saúde, para os interessados em profissões ligadas à área de saúde. É uma ajuda que o governo dá para incentivar os estudantes e auxiliá-los nos gastos durante o tempo de estudos.
Para se beneficiar desta bolsa de estudos basta ter passaporte europeu, ou ser residente em UK por mais de três anos e dominar razoavelmente o idioma inglês, mesmo se você não está dentro dessas exigências, visite o site http://www.nhsstudentgrants.co.uk para verificar se há outras alternativas.
A bolsa básica é de £6.500 ao ano e mais £3.306 por viver em Londres, nada mau por apenas três dias de aula na semana. Mas não se engane. As universidades exigem do aluno que use os dias livres para ‘estudos direcionados’.
É claro que o aluno pode arranjar empregos de meio-período para melhorar a renda, porém é bom lembrar que ser pago pela NHS para estudar, significa estar trabalhando e recebendo ‘um salário’ para desempenha-se bem nos estudos. Algumas faculdades ‘experimentam’ o aluno durante o primeiro ano e se este não obtiver o mínimo de pontos exigidos, é dispensado e não recebe mais a bolsa. Portanto, estude seriamente.À esta bolsa básica podem ser acrescentados alguns ‘allowances’, tais como: Childcare, Dependants, Disabled, Hardship support, Parent Learning, Single Parent addition, e outros. Estudantes são isentos de pagar Council Tax e não há deduções de impostos ou National Insurance.Segundo alguns alunos que recebem bolsa paga pela NHS, os valores podem chegar a £1500, dependendo das circunstâncias, como por exemplo, ter filhos, ser pai/mãe solteira, etc.
Os cursos aceitos para bolsa são: Chiropodist, Dietician, Occupational Therapist, Orthopist, Physiotherapist, Prosthetist and Orthotist, Radiographer, Speech & Language Therapist, Dental hygienist, Dental Therapist, , Midwifery, Operation Department Practitioner, Audiologist and Nursing. Lembrando que cada uma dessas profissões possui um enorme leque de especializações e funções, por exemplo, Nurses (enfermeiros) não necessariamente trabalham em hospitais, mas também trabalham em escolas, health visitors, social workers, etc. e também pode dividir-se em ramos: adult, child or mental Health nursing.
Salários iniciais de profissionais da saúde geralmente estão acima de £28mil ao ano.Profissionais da área de saúde são respeitados internacionalmente e se abrem as portas em muitos países, o que é uma ótima oportunidade se você quer viajar ao redor do mundo.
E, principalmente, essa oportunidade praticamente não existe no Brasil.Portanto, aos brasileiros que estão cansados de subempregos e baixos salários, independente de seu trabalho árduo, esta é uma ótima oportunidade de crescer profissionalmente e valorizar-se.
Passo-a-passo
- Visite o site www.nhsstudentgrants.co.uk/ e leia com muita atenção.
- Visite o site www.ucas.ac.uk/ para escolher até 5 faculdades que oferecem o curso desejado e que se localizem mais próximo de onde você vive. Inscreva-se neste site. Eles fazem as aplicações por você.
- Traduza seus boletins escolares (suas notas) para o inglês.
- Crie seu currículo relatando suas experiências ligadas à área de saúde escolhida, se já tiver alguma.
- Descubra com os alunos da faculdade se há ‘placements’ (estágios) e onde são.
- Planeje e considere ter que alugar casa ou flat próximo ou de fácil acesso à faculdade ou ao estágio
Perda do Passaporte
Dentre os maiores problemas que algum brasileiro pode enfrentar no exterior, talvez o mais chato seja ou o roubo do passaporte .
O passaporte é o único documento que realmente é aceito como identificação do cidadão fora do país de origem. Embora todo mundo pense que isso nunca vai acontecer, perda de passaporte é algo que acontece com mais freqüência do que se imagina.
O primeiro passo em caso de se ter o passaporte roubado é fazer um registro na delegacia de polícia mais perto do local em que o assalto aconteceu. O Consulado Brasileiro também precisa ser informado o mais rápido possível, o que pode ser feito por telefone mesmo. Num primeiro momento, os funcionários vão anotar seus dados e pedir para você, se puder, esperar antes de fazer um passaporte novo. É que, em muitos casos, os documentos roubados são recuperados pela polícia ou encontrados na rua, e acabam sendo direcionados para o Consulado.
Novo passaporte
Os documentos exigidos para tirar um novo passaporte, em caso de perda, roubo ou extravio são: um boletim de ocorrência emitido pela Polícia local; carteira de identidade ou outro documento emitido por Órgão Público que comprove sua nacionalidade brasileira; três fotos em preto e branco ou em cores datadas. Para brasileiros do sexo masculino, entre 18 e 45 anos de idade, é exigida ainda a apresentação do documento militar. No caso de não residentes no exterior, são solicitados título de eleitor e comprovante de voto ou justificativa na última eleição. Pagamento de £48.
Você tem que fazer a soliciatação pessoalmente, lá mesmo no Consulado, preencher e assinar alguns formulários, que também podem ser impressos da internet, caso você decida chegar com a papelada toda pronta. O prazo de entrega é de dez dias úteis. Se você não é de Londres e não pode voltar para buscar o passaporte pronto, é possível deixar um envelope registrado já selado e endereçado para que o Consulado coloque no correio para você receber onde quiser, aqui no Reino Unido. No entanto, se você pretende viajar para o Brasil em breve, não é preciso tirar um novo passaporte, pois o próprio Consulado oferece um documento de Autorização de Retorno ao Brasil (ARB) que deve ser apresentado no aeroporto e que permite o seu embarque sem o passaporte.
Documentação extra:
Alguns documentos a mais podem ajudar na hora de solicitar um novo passaporte. Por exemplo, se você tiver a cópia do passaporte que perdeu, leve ao Consulado com o restante da documentação obrigatória.
As páginas 1 (a que tem o número do passaporte), 2 (a que tem os seus dados) e 3 (a que tem a sua foto) são fundamentais para que o Consulado coloque no seu passaporte novo os dados daquele que foi extraviado.
Leve todos os documentos que você tiver. Se não tiver nada aqui, peça para alguém no Brasil tirar uma cópia autenticada da sua documentação e mandar direto para o fax do Consulado. Na falta dos originais, ele podem aceitar a cópia autenticada.
Se você tiver o registro da polícia (o documento que tem a sua foto e os dados do seu visto, feito pelo Overseas Visitors Records Office), leve também. O Consulado sempre pede um documento original que tenha sua foto para poder se certificar que você é você mesmo.
Fotos
As três fotos para um novo passaporte deverão ser em preto e branco ou em cores, tamanho de 5 x 7 cm (2 x 3 polegadas), iguais, de frente, com fundo claro e com data na frente, com menos de seis meses. Não são aceitas fotos feitas por computador.
Os locais mais conhecidos e próximos do Consulado que oferecem essa especificação são:
Passport Photo Service (na frente da Selfridges) 449 Oxford Street London W1C 2PS (020) 7629-8540
Anand Photos (dentro da estação de metrô Piccadilly Circus) Unit 3, Saída 4 (020) 7287-9114
Cuidados:
Faça anotações do número de seu passaporte, bem como dos detalhes do visto. Tire ainda cópias das páginas mais importantes e deixe-as guardadas em lugares diferentes. Se você tiver acesso a scanner, faça uma cópia da página com o carimbo do visto e guarde a figura no seu e-mail. Não ande com seu passaporte. Lembre-se que, no Reino Unido, não precisamos andar com documento de identidade. Você pode colocar uma fotocópia na bolsa e deixar o documento original em casa, guardado em lugar seguro. Se for para entrar em disco ou comprar bebida alcóolica, a carteirinha de estudande já e suficiente para atestar que você é maior de idade!
Consulado-Geral do Brasil em Londres
6 St Alban's Street London
SW1Y 4SQ T : 020 7930 9055
(central telefônica) F : 020 7925 3990
passaportes@cgbrasil.org.uk
Metrô: Piccadilly Circus (linhas Piccadilly e Bakerloo)
A Fasano Revista e-Letrônica é um guia indispensável para quem mora ou pensa em morar no Reino Unido.
Informação de fácil acesso, simples e eficiente! E o melhor, em Língua portuguesa! A partir de hoje sua vida jamais será a mesma! - Pois além de ficar informado, voce terá acesso ao nosso Shopping OnLine que oferece descontos especiais para clientes FASANO,ou seja, mais dinheiro no seu Bolso!!!
Não esqueça de registrar seu eMail no nosso "Newsletter" para receber nossos informativos quinzenais. Lembre-se que você a partir de agora está navegando no site de melhor e maior conteúdo da Inglaterra.
Através da http://www.fasano.org.uk/ você irá interagir com os principais serviços e novidades que lideram o mercado Britânico em tempo real.