Trabalhar no Reino Unido
Aqui pode encontrar informação sobre o trabalho no Reino Unido
Abaixo poderá encontrar definições e restrições de cidadãos de países do EEE, da Suíça e dos países A8. Poderá também encontrar informação sobre o Sistema de Registo de Trabalhadores, o Sistema de Trabalho Agrícola Sazonal e o Sistema com Base Sectorial.Cidadãos de países do EEE e da Suíça incluem pessoas oriundas de:
- Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, República da Irlanda, Roménia, Suécia e a Suíça
Cidadãos Europeus dos A8 incluem pessoas de:
- Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia e República Checa
Sistema de Registo de Trabalhadores [Registration Scheme –WRS]
Caso seja um cidadão europeu dos A8, terá de se registar no Sistema de Registo de Trabalhadores (WRS), se pretende trabalhar para um patrão no Reino Unido por mais de um mês.Terá de pagar uma taxa de £90 da primeira vez que se registar, mas se estiver a registar-se de novo não paga taxa. Se trabalhar por conta própria (auto emprego) ou a iniciar um negócio não precisa de se registar. Terá de efectuar novo registo cada vez que trocar de trabalho.
- Visite o sítio web da Agência de Fronteiras do Reino Unido para obter mais informação sobre como se registar no WRS.
Uma vez que esteja a trabalhar no Reino Unido de forma legal por um período de 12 meses sem interrupção no trabalho, não necessitará mais de se registar no Sistema de Registo de Trabalhadores.
Cidadãos da Bulgária e da Roménia (países A2)
Poderá mudar-se e viver livremente em qualquer estado membro da União Europeia (UE) como um cidadão do Espaço Económico Europeu (EEE). De acordo com as regras de imigração do Reino Unido, não necessitará de autorização para entrar e permanecer no Reino Unido.Para trabalhar no Reino Unido terá, por norma, de solicitar um cartão de registo de trabalhadores. O seu patrão poderá também de ter de solicitar uma autorização de trabalho para si.
- Visite o sítio web da Agência de Fronteira do Reino Unido para obter mais informação sobre se precisa de um cartão de registo de trabalhadores.
O Sistema de Trabalho Agrícola Sazonal [The Seasonal Agricultural Workers Scheme – SAWS]
Este sistema permite aos cidadãos da Roménia e da Bulgária fazerem trabalho agrícola no Reino Unido por um período até seis meses. Os trabalhadores no sistema SAWS irão levar a cabo trabalho agrícola incluindo:
- plantações e colheitas
- processamento e embalagem de alimentos
- tratamento de gado
- Visite o sítio web da Agência de Fronteiras do Reino Unido para obter mais informação sobre como se inscrever no Sistema de Trabalho Agrícola Sazonal (SAWS)
O Sistema com Base Sectorial [The Sector Based Scheme – SBS]
Este sistema permite aos cidadãos da Roménia e Bulgária trabalhar na indústria alimentar no Reino Unido por um período máximo de 12 meses. Os trabalhadores empregados no SBS trabalhão numa ou mais das seguintes áreas:- processamento de peixe
- processamento de carne
- processamento de cogumelos
- Visite o sítio web da Agência de Fronteiras do Reino Unido para obter mais informação sobre como se inscrever no Sistema com Base Sectorial (SBS).
O Sistema Baseado em Pontos (ou) Cidadãos de fora do EEE
Os cidadãos de fora do EEE que pretendem vir trabalhar para o Reino Unido terão normalmente que se qualificar ao abrigo do Sistema Baseado em Pontos. O Sistema Baseado em Pontos organiza os tipos de trabalho:Nível 1 – para pessoas altamente qualificadas. Àqueles que se qualifiquem será concedido livre acesso ao mercado laboral.
Nível 2 – para trabalhadores especializados com uma oferta de emprego no Reino Unido.
Nível 5 – para certos tipos de trabalho temporário no Reino Unido.
- Visite o site do Agência de Fronteiras do Reino Unido (UK Border Agency) para ver mais informações sobre o Sistema Baseado em Pontos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Chegou um post no Google Blogger.