Grama Sagrada
Wimbledon é o único dos torneios Grand Slam disputado em quadras de grama. Pode parecer pouco para quem não entende do esporte, mas a verdade é que a grama neste caso deixa a vitória mais importante.
Uma breve explicação: nos quatro maiores torneios do mundo, as quadras são de saibro (terra batida), piso duro ou grama. A diferença entre jogar em uma ou outra é suficiente para definir o estilo de cada tenista.
Jogar no saibro é ter um jogo mais lento – o chão absorve muito o impacto da bola, fazendo-a subir. Jogadores que usam a técnica de bater bola do fundo da quadra por mais tempo, se saem melhor. É o caso de Guga e Nadal.
As quadras de piso duro são mais recentes. A velocidade das partidas variam de acordo com a superfície, que pode ser de cimento ou asfalto. No geral o jogo é mais veloz. Já existem superfícies de carpete, que simulam um pouco do jogo na grama.
Já jogar tênis na grama de Wimbledon exige um preparo físico excepcional – é quase como praticar um esporte diferente. Podada a incríveis 8mm, a grama reduz pouco do impacto e o jogo é muito veloz. Jogadores ofensivos, como Federer e Sampras, saem na frente.
Resumindo, o desafio de Wimbledon é jogar com a bola mais rápida, mais baixa, e em um solo irregular. Por isso dizem que Wimbledon consagra os melhores tenistas. Para o bicampeão Nadal, “Wimbledon sempre foi o mais especial dos torneios. Eu posso imaginar como Novak deve estar se sentindo”.
Tradição
A importância histórica de Wimbledon é parte do prestígio de quem ganha a competição. “O torneio tem uma infinita tradição no tênis e eu me lembro de assistir aos jogos do Pete Sampras na TV quando criança. São momentos memoráveis” – palavras de Novak Djokovic.
Wimbledon é também o mais antigo dos quatro que formam o Grand Slam; os outros três são o Australia Open, Roland-Garros e US Open. Fundado por um clube britânico, Wimbledon é também um evento cheio de tradições conhecidas por todos aqueles que acompanham de perto o esporte.
Por exemplo, os jogadores só podem se vestir de branco. Todos os anos, um membro da realeza apadrinha o torneio com a sua presença. Não há espaço para outdoors ou cabines equipadas com TV – em Wimbledon a única atração está na grama, na partida. Agora a mais famosa e preferida de muitos: comer morangos com creme de chantilly. Chá da tarde ou champanhe também são opções.
Em 125 edições, Wimbledon tem mesmo muita história para contar. Se você está em Londres, pode visitar o Wimbledon Lawn Tennis Museum, que conta como começou um dos torneios esportivos mais importantes do mundo. Um lugar cheio de história e que merece uma visita.