Entre a comunidade brasileira no Reino Unido, a dica que circula em assuntos de imigração legal é invariavelmente agir rápido antes que as autoridade mudem a legislação.
Nos últimos anos, o governo britânico tem estabelecido uma série de restrições que se aplicam até aos níveis mais básicos de entrada no país. Um exemplo foi o recente anúncio do ministro do Interior, Alan Johnson, de que estudantes internacionais terão de submeter a um novo teste de conhecimentos de inglês e que alunos de cursos curtos, de menos de um ano, não mais poderão trazer parentes.
As novas regras também vão incluir uma redução de 20 para 10 horas na jornada legal de trabalho permitida para detentores de visto de estudante como forma de coibir os casos de matrículas-fantasmas. Reforçaram um já draconiano sistema de pontos para garantir o visto estudantil. No caso da busca por vistos permanentes e cidadania, os britânicos ainda têm uma das legislações mais liberais da Europa, mas além de estarem aumentando o preço de serviços e criando taxas para dependentes, a partir de 2011 haverá ainda mais restrições.
Uma das novas medidas será a criação de um patamar intermediário de cidadania, em que o governo esperará dos candidatos uma demonstração de compromisso com os valores britânicos, que poderá também reduzir o tempo de espera pela cidadania. Todos os casos incluem um teste de conhecimentos gerais sobre a cultura britânica, cuja dificuldade foi aumentada desde sua introdução, e que mesmo cidadãos britânicos consideram difícil.
Mesmo depois da obtenção de cidadania há barreiras: cidadãos naturalizados em busca do primeiro passaporte britânico, por exemplo, têm de se submeter a uma entrevista para comprovar sua identidade, em que há uma sabatina sobre uma variedade de assuntos ligados a dados pessoais. Ainda assim, mais de um milhão de passaportes britânicos foram emitidos para naturalizados desde 1997, o ano em que o Partido Trabalhista subiu ao poder.
Desde então, a imigração se transformou num dos assuntos que eleitores colocam entre os mais importantes em pesquisas de opinião. Daí não ser surpresa as mudanças de atitude.
Essas são as matérias mais lidas e escolhidas por nossos leitores. Faça parte deste blog e dê sua sugestão sobre quais temas você gostaria de ler. Deixe seu comentário abaixo.
Veja também:
Ministro pede que Britãnicos denunciem imigrantes ilegais.
Comissão Britanica diz que imigrantes devem aprender inglês para trabalhar
Empresas britânicas terão que pagar seguro de saúde
No Site da Fasano UK você encontra:
Cartão 2 em 1 Mastercard com Aprovação Garantida para Brasileiros residentes no Reino Unido!
NOVO! Empréstimo pessoal SEM verificação de Crédito
Oportunidade ÚNICA:
Anuncie GRáTIS para mais de 1.200.000 de Assinantes OnLine