sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Procuradora-geral britânica é multada por empregar imigrante ilegal


Patricia Scotland criou legislação que tornou ilegal empregar ilegais e sofre pressão para renunciar.

A Procuradora-Geral do governo britânico, baronesa Patricia Scotland, recebeu uma multa equivalente a US$ 8 mil por ter contratado uma governante que não tinha permissão para trabalhar na Grã-Bretanha.

A UK Border Agency, agência que controla as fronteiras do país, afirmou que a procuradora tomou providências para conferir o passaporte de Loloahi Tapui, nacional de Tonga, para se certificar de que ela tinha direito de trabalhar.

A baronesa falhou, no entanto, ao não guardar uma cópia dos documentos, como exige a lei - explicou a agência.

Partidos de oposição dizem que a posição da Procuradora-Geral é insustentável e pedem sua renúncia, mas o governo argumenta que a baronesa cometeu um "engano".

Legislação

A baronesa Scotland, principal assessora jurídica do governo, responsável por supervisionar todos os processos criminosos na Inglaterra e País de Gales, ajudou a criar a legislação sobre o emprego de imigrantes ilegais quando era ministra do Interior.

Segundo a lei, mesmo aqueles que empregam trabalhadores ilegais sem saber de sua situação estão sujeitos a multas equivalentes a até US$ 16 mil.

Em uma declaração, a Procuradora-Geral admitiu que cometeu uma "infração técnica" e pediu desculpas pelo erro.

"Recebi uma multa administrativa. Não se trata de um ato criminoso, mas de ter falhado em fazer uma fotocópia de um documento, algo que eu admito estar errado e por isso peço desculpas", afirmou a baronesa em entrevista à BBC.

"Esta mulher trabalhava na região e era casada com um advogado. Eu confiei nos documentos que vi", afirmou.

"Eu acreditei que a mulher que empreguei era honesta, digna de confiança e com direito a estar aqui".

O correspondente da BBC para assuntos britânicos Daniel Sanford analisou a lista de todos as multas já aplicadas depois da adoção da nova lei sobre o emprego de imigrantes ilegais.

Segundo ele, a baronesa Scotland foi a única pessoa física - e não jurídica - entre as mais de 1,1 mil multas já aplicadas.




Where are you? UK www.FASANO.org.uk
Italy? www.FASANOITALIA.com
Portugal? www.FASANO.com.pt
Spain? www.FASANO.es

3 comentários:

  1. A mao de obra estrangeira eh que faz a economia da Inglaterra andar para frente!

    ResponderExcluir
  2. Fiquem soh de olho nos proximos anos quando o Brasil estiver entre as 3 maiores economias do mundo (aprox.2016) ai todos estes gringos vao querer imigrar para o brasil, ai eh a nossa bola da vez.

    ResponderExcluir
  3. Se ela deu emprego e' por que confiava e nao encontrou nenhuma outra para fazer tal servico! As cleaners brasileiras sao as mais limpas e melhores da inglaterra. Da-lhe limpeza!

    ResponderExcluir

Chegou um post no Google Blogger.