quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Londres: Onde ficar?



Introdução:


Os preços sobem – mas aumenta a qualidade e a variedade dos hotéis de Londres.

Primeiro a má notícia: os preços dos hotéis subiram em media 20%, de acordo com o Hotels.com, passando a £119 por noite – barato para os nova-iorquinos e moscovitas, mas caríssimo para todos os outros. O que está acontecendo? Uma coisa é certa: a demanda continua alta.

Com a concorrência as instalações vão continuar melhorando, mas não há razão para esperar queda nos preços. Gente do ramo diz que 10% dos quartos de luxo estão atualmente fechados para reforma – isso mantém a demanda em alta e sem dúvida inflaciona as tarifas desses quartos reformados.

Das reformas atuais, a do Savoy é a mais importante, fazendo com que fique fechado em 2008 (ver também pág.63 Savoy à venda); o complemento do Savoy, o Connaught (7499 7070, www.connaughthotellondon.com) reabriu em dezembro após uma renovação de £50 milhões.

Agora a boa notícia. Os hoteleiros descobriram que nem todos têm uma conta executiva superluxo à disposição. A reportagem do Financial Times mostra que mais de dois terços dos novos quartos deste ano se encaixarão na categoria ‘econômico’ e o crescimento de opções estilosas e acessíveis já é algo que impressiona. B&B Belgravia e o grupo Mayflower foram os pioneiros, mas nosso atual favorito é o Hoxton Hotel.

O Yotel está abrindo um novo hotel ‘cabine’ (ver pág.66 Econômico e charmoso), mas logo terão concorrência: a cadeia nitenite (www.nitenite.com) de ‘micro-butiques’ comprou um local em Waterloo. Os albergues também estão em ascensão: o novo Clink Hostel é realmente impressionante.

O destaque este ano ainda é – como sempre será – Kit Kemp. Do seu grupo, o Haymarket Hotel foi extremamente bem recebido. Mas o minimalismo e tato dos butiques atingiu os corporativos. Hoje em dia, até mesmo os hotéis medianos têm DVDs e roupões, de forma que os mais luxuosos têm que oferecer algo a mais.

Talvez por isso que as cadeias de luxo criaram marcas secundárias: o Trafalgar do Hilton ganhou um parceiro, o Andaz Liverpool Street, do Hyatt. E fique de olho no Shoreditch: em meados de 2008, o Boundary Project (www.theboundary.co.uk), do Conran, deve estar pronto e ativo. Estamos ansiosos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chegou um post no Google Blogger.