sexta-feira, 30 de março de 2012

Mistérios de uma gruta em KENT - Vale a Pena!



Mistérios de uma gruta



Símbolos feitos com conchas decoram gruta em Margate. Fonte: The Guardian
Se algum dia você fizer um passeio por Kent, na costa da Inglaterra, talvez possa arrumar um tempinho para visitar uma gruta misteriosa, pouco conhecida e simplesmente impressionante: a Shell Grotto, gruta de conchas em português.
Localizada na cidade litorânea de Margate,Shell Grotto é um conjunto de passagens subterrâneas decorada por quase 5 milhões de conchas marinhas. Não estamos falando de colagens aleatórias e sim de paredes muito bem ornamentadas com símbolos que lembram flores e estrelas.
Além da decoração peculiar, a gruta é formada por corredores de 20 metros de extensão, que levam a uma sala retangular onde fica uma espécie de ‘altar’. No centro dele, um mosaico está em destaque.

Reconstrução do 'mosaico do altar', com as cores originais
O lugar foi descoberto ao acaso em 1835 por James Newlove e seus filhos, enquanto cavavam um lago para patos nos fundos do quintal. Na época, ninguém da cidade sabia da existência da gruta, o que leva os pesquisadores a pensarem que ela tenha surgido muitos anos atrás. Aliás, nem isso é possível determinar; com tanta fuligem depositada na superfície (fruto das antigas lâmpadas a gás que iluminavam o local), não foi possível datar as conchas com precisão e saber a época em que a gruta foi construída.
Também por conta da fuligem as conchas perderam todo o brilho e cor. Para colá-las na parede, os construtores criaram um material à base de peixe, cinza vulcânica e outros elementos que ainda não foram identificados.
Templo pagão ou extravagância?

O domo central. Foto: Colin Bowling
É de se imaginar o tanto de mitos que surgiram em Margate, em quase 200 anos de descoberta da gruta. O fato é que até hoje, pouco se sabe sobre sua origem. Duas possibilidades dividem a opinião da comunidade – a de que a gruta não passa de um projeto artístico exagerado, um ‘capricho’ de algum antigo morador; e a de que trata-se de um templo pagão. Estudos recentes mostram que o domo central da gruta se alinha à luz do sol nos equinócios e solstícios, iluminando mosaicos específicos.
Visitando a gruta de conchas
Como não é todo dia que se vê lugares como a Shell Grotto, aproveite para incluir Margate em seu roteiro de viagens. Se quiser, veja as dicas do jornal britânico The Guardian para aproveitar o melhor da cidade: 10 melhores coisas para se fazer em Margate – The Guardian.


Fonte: UK Curiosity Blog
Onde fica: Margate, Kent. Inglaterra.

Como chegar: o acesso a partir de Londres é bastante fácil – trens com destino a Margate saem das estações Victoria, Charing Cross e London Bridge, em agradáveis trajetos que levam menos de duas horas. A Shell Grotto fica a 20 minutos da estação e apenas 5 minutos de distância da praia.
Quanto custa: Adultos pagam a partir de £ 3.00 por pessoa; crianças, idosos e grupos tem desconto. Veja detalhes.
Funcionamento: entre meados de abril e 31 de outubro, a atração fica aberta todos os dias das 10:00h às 17:00h. No inverno britânico (de novembro a março), só é possível visitar nos finais de semana, das 11:00h às 16:00h. Também não abre em alguns feriados – consulte os detalhes na página oficial.

Para mais informações sobre a Shell Grotto de Margate, visite o site oficial.


Veja abaixo as páginas dos grupos no Facebook.
Veja também: 
Artigos relacionados: Vida no Reino Unido
No Site da Fasano UK voce encontra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chegou um post no Google Blogger.