sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Visto mais ágil para estudantes




Visto mais ágil para estudantes


A Agência de Fronteiras do Reino Unido criou o programa Student Express para agilizar a emissão de vistos para estudantes estrangeiros matriculados em cursos com duração superior a seis meses.

A análise do pedido de visto, que demora cinco dias (ou mais, caso a documentação esteja incompleta) pode ser feita em até dois dias.

O órgão treinou agentes de operadoras para orientar os estudantes sobre o preenchimento correto do formulário e os documentos que necessitam de tradução. Com isso, a chance de obter o visto aumenta.

O valor cobrado pelo serviço depende da operadora - a lista dos 36 credenciados no Brasil está no

http://ukinbrazil.fco.gov.uk/en/about-uk/studying-in-uk/student-express

Gostou dessa Matéria? - Deixe seu comentário.

Para receber nossos informativos semanais. No Reino Unido visite www.FASANO.org.uk e registre seu eMail.

Em outros paises visite:

  • Portugal www.FASANO.com.pt
  • Espanha www.FASANO.es
  • Italia www.FASANOITALIA.com
Seja o primeiro a saber Junte-se a nos no:

Facebook
Twitter
Orkut

Até a proxima edição


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

British Telecom entra na telefonia fixa no Brasil



Empresa tem como foco mercado de grandes empresas, principalmente multinacionais


A British Telecom (BT), maior operadora de telecomunicações do Reino Unido, resolveu operar telefonia fixa no Brasil. O serviço, no entanto, será oferecido somente para grandes empresas, por meio de sua unidade BT Global Services. “Com a telefonia fixa, poderemos oferecer um pacote completo de serviços IP (sigla em inglês de protocolo de internet) no Brasil”, disse Jacinto Cavestany, vice-presidente da companhia para a Ibéria e América Latina. Anteriormente, a companhia tinha de atender aos seus clientes com linhas de concorrentes como a Oi e a Telefônica.


A BT tem uma licença nacional de telefonia fixa, mas o serviço estará disponível inicialmente só em três cidades: São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. “Aumentaremos a cobertura de acordo com a demanda”, disse Sérgio Paulo Gallindo, diretor geral da BT Brasil. A companhia possui um código de discagem de longa distância, o 47.


Em dezembro, havia 41,7 milhões de telefones fixos em serviço no País, segundo a consultoria Teleco. O mercado ainda é bastante concentrado, com 80% dos acessos nas mãos da Oi e da Telefônica. A entrada da BT nesse mercado não deve mudar muito esse quadro, por causa do foco da companhia em grandes empresas. Mas a licença torna a BT mais competitiva, pois ela deixa de depender dos rivais para oferecer linhas fixas. “Podemos melhorar nossa oferta em qualidade e preço”, afirmou Gallindo.


A BT escolheu um fabricante brasileiro, a Trópico, para fornecer o sistema de telefonia fixa, com tecnologia IP. A fabricante fornecerá centrais desenvolvidas e fabricadas no Brasil, e será responsável por operar o sistema, gerenciando as conexões com as outras operadoras fixas e móveis no Brasil e o sistema de bilhetagem, responsável pela cobrança. A proposta da Trópico foi escolhida como a melhor, quando comparada com fornecedores externos.


A divisão latino-americana da BT fatura cerca de US$ 400 milhões por ano. O Brasil conta com um dos quatro centros globais de prestação de serviços da companhia, em Hortolândia, interior de São Paulo. Os outros centros estão localizados na Índia, Hungria e Reino Unido. “A América Latina é um dos motores de crescimento da BT”, disse Cavestany.
A companhia tem crescido com rapidez no Brasil. Em 2004, passou de oito para 300 funcionários. Um grande impulso veio com a aquisição da Comsat, em 2007. Atualmente, conta com 600 pessoas no Brasil. “Em seis meses, vamos contratar mais 250 pessoas, e temos o potencial de dobrar em poucos anos”, disse o vice-presidente da empresa.


Para completar seu pacote de serviços no País, a BT aguarda a regulamentação das operadoras virtuais de telefonia móvel (MVNOs, na sigla em inglês), pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Isso permitirá à empresa comprar serviços de celular no atacado, das empresas estabelecidas, para revender a seus clientes, sem precisar construir infraestrutura própria.


“Queremos adquirir linhas móveis de dados para revender, oferecendo telefonia via protocolo de internet, como fazemos na rede fixa”, explicou Cavestany. “Nos países em que conseguimos isso, foi pela regulamentação.” As operadoras móveis não costumam gostar da ideia de usar telefonia via internet em suas redes. “Acontece como aconteceu com as fixas. Não há como evitar.”


Entre os clientes brasileiros da BT estão o Pão de Açúcar, a Caixa Econômica Federal e a Petrobrás. Uma estratégia que a empresa busca é crescer sua oferta de serviços para o governo no país, em áreas como saúde, educação e Justiça. A BT é responsável pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, e tem interesse de trazer a experiência para o Brasil. “É um projeto que vai além dos serviços de telecomunicações”, afirmou Cavestany.


Deixe seu comentário.

Para receber nossos informativos semanais. No Reino Unido visite www.FASANO.org.uk e registre seu eMail ou siga este blog clicando aqui.

Em outros paises visite:

* Portugal www.FASANO.com.pt
* Espanha www.FASANO.es
* Italia www.FASANOITALIA.com

Até a proxima edição.


VOTAÇÃO NO EXTERIOR




Os cidadãos brasileiros residentes no exterior, maiores de dezoito anos, também devem cumprir suas obrigações eleitorais (alistamento e voto), salvo os maiores de setenta anos e os analfabetos. Os portadores de deficiência física ou mental que impossibilite ou torne extremamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais poderão requerer a não-aplicação das sanções legais, na forma das Resoluções-TSE n os 20.717/2000 e 21.920/2004.

Aos que possuem domicílio eleitoral no exterior, o exercício do voto é exigido apenas nas eleições para presidente da República.

Aqueles que, embora residindo no exterior, mantenham seu domicílio eleitoral em município brasileiro continuam obrigados a votar em todas as eleições, devendo, portanto, justificar suas ausências às urnas enquanto estiverem fora do País, a fim de permanecerem quites com a Justiça Eleitoral.

O Código Eleitoral prevê a criação de mesas de votação no exterior somente em locais que possuam ao menos 30 (trinta) eleitores inscritos, mas os eleitores com domicílio eleitoral fora do Brasil podem votar na mesa receptora de votos mais próxima, desde que localizada no mesmo país, de acordo com a comunicação que lhes for feita.

A votação fora do território nacional é organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, com o apoio dos consulados ou missões diplomáticas em cada país.

As seções eleitorais para o primeiro e segundo turnos de votação serão organizadas até 60 (sessenta) dias antes da eleição e funcionarão nas sedes das embaixadas, em repartições consulares ou em locais em que existam serviços do governo brasileiro. Excepcionalmente, o Tribunal Superior Eleitoral poderá autorizar a abertura de seção eleitoral fora de tais locais.

Gostou dessa Matéria? - Deixe seu comentário.

Para receber nossos informativos semanais. No Reino Unido visite www.FASANO.org.uk e registre seu eMail.

Em outros paises visite:

  • Portugal www.FASANO.com.pt
  • Espanha www.FASANO.es
  • Italia www.FASANOITALIA.com

Cidadão pode requerer, pela internet, alistamento, transferência ou revisão eleitoral.



A Justiça Eleitoral lançou mais uma iniciativa destinada a aprimorar os serviços oferecidos aos eleitores brasileiros. Desde o dia 6 de julho de 2009, o projeto Título Net permite aos cidadãos iniciarem, pela Internet, requerimentos de alistamento eleitoral, transferência de domicílio e revisão de dados cadastrais. O sistema também permite a atualização online das obrigações eleitorais.

O objetivo é modernizar e facilitar o acesso a esses serviços, tornando mais ágil o atendimento nos cartórios eleitorais, onde o processo é concluído. Espera-se, ainda, reduzir os erros de transcrição dos dados, uma vez que as mudanças serão feitas pelo próprio eleitor e conferidas por um atendente.

Depois de fazer a solicitação pela Internet, os eleitores devem comparecer às unidades de atendimento da Justiça Eleitoral, munidos da documentação exigida, para concluir os serviços pedidos e receber o título. Em caso de não comparecimento do cidadão, o requerimento será invalidado.

O TSE informa que o protocolo emitido não comprova a regularidade da inscrição ou a quitação eleitoral. O documento informa somente o número e a data da solicitação e é emitido apenas para agilizar o atendimento na unidade da Justiça Eleitoral.

Para requerer o título de eleitor ou solicitar os demais serviços do sistema Título Net, o cidadão deve acessar, abaixo, o link Novo Requerimento.

Depois de preencher todos os dados solicitados, receberá um número de protocolo e terá prazo de cinco dias corridos para comparecer a uma unidade da Justiça Eleitoral levando o número do protocolo e os documentos originais com as respectivas cópias.

Os documentos exigidos são: documento de identificação, comprovante de residência, título anterior (se for o caso), formulário de multa paga (se for o caso) e, para os cidadãos do sexo masculino, comprovante de quitação militar (obrigatório a partir de 30 de junho do ano em que completar 18 anos).

O requerimento só será concluído com o comparecimento do eleitor ao cartório no prazo de cinco dias. Passado esse prazo, sem que o cidadão compareça, o procedimento será anulado.

IMPORTANTE: A solicitação não gera quitação eleitoral. O protocolo emitido destina-se apenas a informar o número e a data da solicitação. Ele não comprova a regularidade da inscrição.

Multas

O Título Net permite que algumas multas eleitorais sejam impressas e pagas previamente. Elas devem ser levadas ao cartório com a documentação solicitada.

A existência de restrições cadastrais que não sejam passíveis de quitação por multa impressa pelo sistema impedirá a utilização do serviço. Quando isso ocorrer, o eleitor deverá procurar diretamente o cartório eleitoral.

Gostou dessa Matéria? - Deixe seu comentário.

Para receber nossos informativos semanais. No Reino Unido visite www.FASANO.org.uk e registre seu eMail.

Em outros paises visite:

  • Portugal www.FASANO.com.pt
  • Espanha www.FASANO.es
  • Italia www.FASANOITALIA.com






quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Londres receberá festival de cultura brasileira


O centro cultural Southbank, em Londres, vai abrigar entre os meses de junho e setembro aquele que promete ser "o maior festival de cultura brasileira" já realizado na Grã-Bretanha.

Entre os artistas já confirmados no evento estão os músicos Gilberto Gil, Maria Bethânia, Arnaldo Antunes e Tom Zé, as bandas Os Mutantes e AfroReggae, o artista plástico Ernesto Neto, os irmãos quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá, o ex-jogador de futebol e escritor Sócrates, o designer Gringo Cardia, e os irmãos designers Fernando e Humberto Campana.

Segundo a diretora artística do festival, Jude Kelly, este será "o mais ambicioso evento organizado até hoje pelo centro cultural Southbank".

"Nosso objetivo com o festival é que as pessoas se sintam como em uma grande festa", comentou Kelly durante a cerimônia de lançamento do evento, nesta segunda-feira.

"Das favelas e praias aos arranha-céus de suas grandes cidades, o Brasil é um dos países mais excitantes do planeta. Nosso objetivo é encontrar o que está no coração da cultura brasileira atual", disse.

Kelly afirmou que essa pretende ser a maior celebração da cultura brasileira no país, porque não se restringirá ao estereótipo brasileiro de país do futebol e do carnaval, além de buscar trazer não apenas artistas renomados, mas também jovens talentos escolhidos pela organização.

"Não foi difícil encontrar jovens talentosos no Brasil. O difícil foi escolher quais trazer para Londres", comentou Kelly.

Principais atrações

O festival incluirá apresentações de músicos, artistas plásticos e dança, além de debates sobre literatura e cultura brasileira.

Jude Kelly antecipou que os restaurantes do centro cultural terão, durante os três meses do festival, diversos cardápios preparados a partir da culinária brasileira.

Um dos destaques do evento será uma exposição do artista plástico carioca Ernesto Neto, famoso por utilizar lycra em suas obras, que também incluem objetos como bolas de plástico e almofadas.

Neto diz que seu objetivo é que o visitante tenha uma experiência "muito íntima" e "muito sensorial" em suas obras.

O ex-ministro da Cultura Gilberto Gil se apresentará no Queen Elizabeth Hall no dia 21 de julho. Quatro dias antes, quem passará pelos palcos do Royal Festival Hall é Maria Bethânia, descrita pelos organizadores do festival como a "a alma do Brasil".

O músico Tom Zé se apresentará ao lado dos Mutantes no dia 18 de julho. O grupo já se apresentou em Londres em outra ocasião. Em 2006, os irmãos Arnaldo e Sérgio Baptista se reuniram depois de 33 anos separados para tocar em um festival dedicado à Tropicália na capital inglesa.

Também no dia 18 de julho, o ex-jogador de futebol Sócrates participará de uma mesa-redonda ao lado do escritor José Miguel Wisnik, professor de literatura brasileira, e Alex Bellos, autor do livro Futebol: O Brasil em campo.

O debate faz parte de uma série de discussões sobre a literatura brasileira que ocorrerá entre os dias 1º e 18 de julho.

A programação completa do Festival Brazil está disponível no site do centro cultural Southbank.



Deixe seu comentário.

Para receber nossos informativos semanais. No Reino Unido visite www.FASANO.org.uk e registre seu eMail ou siga este blog clicando aqui.

Em outros paises visite:

* Portugal www.FASANO.com.pt
* Espanha www.FASANO.es
* Italia www.FASANOITALIA.com

Até a proxima edição.

Aeroportos britânicos vetam voo de passageiros que recusam scanner




Heathrow e Manchester tornam obrigatório o scanner de corpo para passageiros escolhidos.

Autoridades da Grã-Bretanha determinaram que alguns passageiros dos aeroportos de Heathrow e Manchester agora terão que passar, obrigatoriamente, pelo scanner de corpo para embarcar em seus voos.

"Se um passageiro for escolhido para passar pelo scanner e se recusar, ele não poderá embarcar", afirmou o ministro dos Transportes britânico, Andrew Adonis, em uma declaração enviada à Câmara dos Comuns.

O ministro afirmou que, no futuro próximo, apenas um pequeno número de passageiros será selecionado para passar pelo scanner de corpo.

Os dois primeiros scanners foram instalados em Heathrow e Manchester nesta segunda-feira e, até o final de fevereiro, também será instalado um em Birmingham.

No entanto, as novas regras de segurança para os aeroportos britânicos estão causando polêmica - alguns ativistas reclamam que os scanners ferem a privacidade dos passageiros, já que os aparelhos produzem uma imagem das pessoas "nuas".

Direitos dos passageiros

Os aparelhos usam ondas eletromagnéticas em todo o corpo dos passageiros para recriar uma imagem tridimensional que revela se há objetos escondidos sob as roupas. O scanner substitui o método tradicional de revista, feito por apalpamento.

A máquina já está sendo usada no Terminal 2 do Aeroporto de Manchester desde outubro de 2009, com a instalação de mais aparelhos planejada para os Terminais 1 e 3 até o fim de fevereiro.

O Ministério dos Transportes britânico já publicou um código de conduta provisório para tratar da questão da privacidade, saúde e segurança, proteção de informações e questões relacionadas à igualdade.

"O código vai determinar que os aeroportos usem o scanner de forma responsável, levando em conta os direitos dos passageiros", afirmou Andrew Adonis.

"A imagem gerada pelo scaner de corpo não pode ser arquivada ou capturada e os seguranças que observam as imagens não poderão reconhecer as pessoas', afirmou a chefe de atendimento ao consumidor do Aeroporto de Manchester Sarah Barrett.

Barrett também garantiu que o scanner de corpo não permite que os seguranças do aeroporto vejam os passageiros nus.

A introdução dos scanners de corpo foi anunciada depois da tentativa fracassada do estudante nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab de explodir um avião que viajava da Holanda aos Estados Unidos, no dia 25 de dezembro de 2009.




Deixe seu comentário.

Para receber nossos informativos semanais. No Reino Unido visite www.FASANO.org.uk e registre seu eMail ou siga este blog.



Em outros paises visite:

* Portugal www.FASANO.com.pt
* Espanha www.FASANO.es
* Italia www.FASANOITALIA.com

Até a proxima edição.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Inglaterra endurece legislação para estudantes estrangeiros



Novas regras preveem inglês avançado e jornada de trabalho de 10 horas por semana para intercambistas

O governo britânico anunciou que dificultará o processo para obtenção de vistos de estudantes, em uma tentativa de prevenir o que chama de "abusos do sistema" por parte de candidatos que, na realidade, chegam ao país para trabalhar.

O ministro britânico do Interior, Alan Johnson, informou que as novas regras exigirão que os alunos tenham um determinado nível de inglês e reduzirão o número de horas que os estudantes poderão trabalhar se estiverem em curso abaixo de nível universitário.

Ele acrescentou que as regras, mais rígidas, não se dirigem aos estudantes genuínos, e sim aos que chegam ao país com a finalidade primária de trabalhar.

"Os estudantes estrangeiros que pretendem vir para a Grã-Bretanha por razões legítimas de estudo continuam a ser bem-vindos. Mas os que vêm primariamente pelo trabalho, não tenham dúvida de que vamos ser mais duros com os que ignoram as regras", afirmou o ministro, em um comunicado.

No ano escolar de 2008/09, o governo emitiu 242 mil vistos de estudantes. Outros 100 mil pedidos foram recusados.

Um porta-voz do Ministério do Interior confirmou que a mudança terá um "impacto significativo" neste número a partir do próximo ano escolar, mas não confirmou rumores de que a redução seria de dezenas de milhares.

  • Regras

Entre as regras, que entrarão em vigor em questão de semanas, segundo o governo, está a de que os estudantes de fora da União Europeia necessitarão de um nível de inglês avançado, em vez de inicial, como ocorre atualmente.

Quem estiver em um curso com nível abaixo de nível universitário só poderá trabalhar 10 horas por semana, e não 20 horas semanais como atualmente.

Além disso, estudantes em cursos com duração menor que seis meses não poderão trazer dependentes para o país, e os dependentes de estudantes em cursos com nível abaixo de universitário não poderão trabalhar.

  • Mudanças

As mudanças são anunciadas uma semana após a agência de imigração britânica ter suspendido pedidos de visto provenientes do norte da Índia, Nepal e Bangladesh.

A questão ganhou importância quando veio a público a notícia de que o nigeriano que tentou explodir um avião em Detroit, Umar Farouk Abdulmutallab, estudou em Londres e desenvolveu ligações com a rede Al Qaeda no Iêmen após deixar a Grã-Bretanha.

No ano passado, a Grã-Bretanha introduziu um sistema de pontos, no qual cada critério corresponde a determinado número de pontos. Por esse esquema, os estudantes precisam ter uma nota 40 para obter seu visto.

"Criamos nosso sistema de pontos de forma que podemos responder rapidamente à mudança de circunstâncias, quando isto for necessário, para elevar o nível que os estudantes precisam ter para vir para a Grã-Bretanha", disse o ministro.

Deixe seu comentário.

Para receber nossos informativos semanais. No Reino Unido visite www.FASANO.org.uk e registre seu eMail ou siga este blog clicando aqui.

Em outros paises visite:

* Portugal www.FASANO.com.pt
* Espanha www.FASANO.es
* Italia www.FASANOITALIA.com

Até a proxima edição