O guia Fasano Reino Unido montou uma lista muito legal com os 10 mitos britânicos mais comuns. Não tinha como não compartilhar, já que todos os dias vemos pessoas comentando coisas como “a comida britânica é ruim” ou “o clima é péssimo”, ou que “os britânicos são arrogantes”.
Uma pena, pois quem visita o destino vê que não é nada assim. Por isso decidimos explicar cada um dos mitos aqui no blog. Confira!
1º mito: A comida é péssima no Reino Unido
Quem esteve recentemente no UK sabe, não existe mito maior do que este. Mas apesar de Londres ser hoje um dos melhores destinos gastronômicos do mundo, a má fama teve um fundamento.
Após a Segunda Guerra, os britânicos viveram momentos de austeridade: país devastado, economia quebrada e falta de alimentos frescos. Na época de racionamento, o governo precisou abastecer o país e a população com comida industrializada. Acabou se tornando um dos maiores importadores mundiais neste quesito. Do período pós-guerra em diante, toda uma geração cresceu à base de uma dieta bem pouco nutritiva, composta por enlatados e por todo tipo de alimento com conservantes.
Uma revolução alimentar
Diante do quadro de má-alimentação, surgiram instituições como a Soil Association, que debatiam o valor nutricional e a qualidade dos alimentos. Foi só questão de tempo até o país recuperar seus altos níveis de produção e, com apoio das associações, adotar práticas pioneiras de agricultura orgânica e bem-estar animal. Hoje os produtores britânicos são referência, com os mais altos padrões de cultivo do mundo. O reflexo demorou um pouco, mas chegou: nos últimos 20 anos a cozinha britânica sofreu uma profunda transformação, inaugurando uma fase que chamamos de food revolution.
Chefs famosos
Com a redescoberta de sabores e alimentos orgânicos, chefs britânicos renomados, como Jamie Oliver e Gordon Ramsey, foram à TV para ensinar a população a extrair o melhor dos ingredientes próprios do país. Viraram celebridade. Abriram dezenas de restaurantes – Fifteen, Jamie’s Italian, Barbecoa, The Savoy Grill, Plane Food, Maze, Bread Street Kitchen – só para citar alguns. Não precisa nem dizer que os restaurantes vivem cheios. E sabe quem é um dos maiores públicos? Os brasileiros - veja notícia na BBC Brasil e no portal G1 falando sobre isso.
Claro que uma refeição em um destes lugares é garantia de comer bem, mas eles não são, nem de longe, as únicas opções. Ao mesmo tempo em que surgiam os restaurantes de chefs famosos, nascia também uma nova modalidade gastronômica e super britânica: o gastropub. Não importa em que lugar você esteja no Reino Unido, há sempre um gastropub agradável perto de você, servindo típicos (e deliciosos) pratos regionais.
>
Cozinha internacional
Além da elaboração de pratos regionais, outro efeito da revolução gastronômica no UK, foi a cozinha internacional. A forte presença de imigrantes já havia exercido sua influência nos cardápios, até que finalmente os novos pratos caíram no gosto dos britânicos. Cada vez mais populares, os restaurantes cresceram, se especializaram e transformaram Londres em um dos melhores centros de cozinha internacional do mundo. A premissa é: você não precisa ir à França para comer em um famoso restaurante francês. A maior variedade de bons restaurantes de cozinha italiana, portuguesa, indiana, asiática, e tantas outras, está em Londres.
Os melhores restaurantes
Um caso à parte são os restaurantes britânicos que conquistaram 3 estrelas Michelin, nota máxima do guia mais respeitado do mundo. O mais famoso deles fica em Bray, pertinho de Londres. Comandado pelo chef Heston Blumenthal e eleito em 2005 o melhor restaurante do mundo, o The Fat Duck continua em 2012 com a nota máxima do guia. Ao lado dele, outros 3 restaurantes britânicos ocupam a mesma posição – Waterside Inn, do chef Alain Roux; Gordon Ramsey Claridge’s; e The Dorchester, do chef Alain Ducasse. Também na edição 2012 do guia, foi a primeira vez na história que um pub ganhou 2 estrelas Michelin – caso do The Hand & Flowers, que tem no cardápio sopa de salsa, pastel de codorna e mexilhões marinados na cerveja. Só na Inglaterra, outros 13 pubs foram avaliados com 1 estrela Michelin.
O que comer no Reino Unido
São muitas delícias, de todos os tipos e para todos os gostos – inclusive para os vegetarianos: a Inglaterra tem uma das maiores populações de vegetarianos do mundo. Se você não dispensa uma rede de fast food, vai sim encontrar McDonald’s, Pizza Hut e afins. Porém, se o objetivo for comer algo rápido e barato, escolha a rede britânica Pret-a-Manger (do francês pronto para comer). Com certeza você verá vários no seu caminho, com opções de sanduíches, sopas, saladas, bandejas de sushi e sucos. Tudo natural, sem conservantes e fresco: só se coloca à venda o que foi feito no dia, daí o lema “Made Today, Gone Today”.
Para experimentar algo mais elaborado e ainda tipicamente britânico, aqui vai nossa lista de sugestões:
Fish & Chips: Foi-se o tempo em que só se comia Fish & Chips – ainda bem Mas ainda é possível encontrá-lo em qualquer esquina. Como todo bom turista, não vá embora sem experimentar, afinal, é um clássico.
English Breakfast: O clássico café-da-manhã inglês inclui ovos, bacon, salsicha, tomate grelhado, feijão e torradas. Na Escócia, o café-da-manhã ainda inclui aveia, com uma pitada de sal, e às vezes até um peixe defumado. No País de Gales, além das opções inglesas, o café pode incluir laverbread, um vegetal parecido com espinafre. Na Irlanda, eles adicionam uma espécie de pão de batata com mel. Claramente o café-da-manhã britânico é bem pesado, motivo pelo qual as pessoas não tem o hábito de comê-lo todos os dias.
Bangers and Mash: Uma das coisas mais comuns nos pratos britânicos são as salsichas, bem diferentes da versão brasileira. O processo de produção das bangers britânicas, como são chamadas, é quase uma arte. Elas são compostas basicamente de carnes de boa qualidade, misturadas a ingredientes que variam de acordo com a criatividade – um deles, por exemplo, é a maçã. Ervas e temperos diferentes dão o toque especial. O prato Bangers and Mash é uma composição de um destes tipos de salsicha, acompanhado de purê de batatas e de um molho especial. Se tiver a chance, experimente as sausages de Cumberland, feitas com carne de porco, ervas e pimenta. É uma das favoritas dos britânicos.
Sunday Roast: Como o nome já diz, o Sunday Roast é um prato tradicional para os almoços de domingo, entre família. É uma composição de carne assada, pudim de Yorkshire, molho especial e legumes variados para acompanhar – batata assada, cenoura, brócolis, entre outros.
Shepherd’s Pie: Também chamada de Cottage Pie, a Shepherd’s Pie é basicamente uma torta de carne coberta com purê de batatas gratinado. Esta é a essência da torta, mas muitos ingredientes saborosos são adicionados à receita, sendo a cenoura e a ervilha os mais comuns. Na mesma linha, a Cumberland Pie adiciona migalhas de pão, e fica mais crocante. Apesar de tipicamente britânico, este prato correu o mundo e ganhou variações. Há no Brasil uma receita similar para um prato chamado ‘bolo de batata’.
—————————————————————————————————————
Este foi só o 1º mito a ser quebrado, acompanhe as próximas publicações no blog – você pode inscrever seu e-mail no menu à direita para ser avisado assim que sair algo novo. Os próximos vão falar sobre os mitos do chá da tarde, do clima, da rainha e do povo britânico. Não perca
Veja também:
- Ministro pede que Britãnicos denunciem imigrantes ilegais.
- Comissão Britanica diz que imigrantes devem aprender ingles para trabalhar
- Empresas britânicas terão que pagar seguro de saúde
Artigos relacionados: Vida no Reino Unido
- Imigrar legalmente para o Reino Unido
- Vida no Reino Unido - Solicitação de Residência Permanente.
- Vida no Reino Unido - Extensão do visto
- Como trazer a sua família para o Reino Unido
No Site da Fasano UK voce encontra:
- Cartão 2 em 1 Mastercard com Aprovação Garantida para Brasileiros residentes no Reino Unido!
- NOVO! Empréstimo pessoal SEM verificação de Crédito.
- Conta Bancária + Cartão MasterCard com Aprovação 100% Garantida?
- Cartão Visa com Limite de até £2.500.
- NOVO! Dificuldade em abrir uma conta Bancaria? - Clique Aqui!
- Empréstimo de 500 a 50.000 com Garantia do seu Automóvel
- Oportunidade ÚNICA: Anuncie GRáTIS para mais de 1.200.000 de Assinantes OnLine
- Conheça a opinião dos Ricos e Famosos sobre Fasano Revista eLetrônica.
- Assistencia Juridica
- Conheca seu Credito - GRATIS
- Tax Return P45/P60
- Financiamento Garantido de Autos
- Brasil por £0.01* do Mobile
- Redução e Renegociação de dívida em 75% (Aproveite a Lei em vigor)
- Devolução de Taxas Bancárias
- Assinatura da Rede Globo Internacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Chegou um post no Google Blogger.