sexta-feira, 30 de março de 2012

Sherlock Holmes



Sherlock Holmes


Sherlock Holmes está de volta às telas em O Jogo das Sombras (A Game of Shadows), que acaba de estrear em Londres e chega ao Brasil no dia 13 de janeiro. Uma semana antes, o ator Robert Downey Jr. e o diretor Guy Ritchie estarão no Brasil para fazer a promoção do longa. 

Ao longo dos anos, Sherlock Holmes se tornou um dos mais famosos ícones britânicos. Seu caráter é tão forte e vital que muitos demoram a aceitar que ele nunca existiu, especialmente os que visitam o número 221b na Baker Street, em Londres.
Sherlock Holmes – a história de um ícone.
Sherlock Holmes é um personagem criado por Sir Arthur Conan Doyle no século XIX. Sua primeira aparição foi em 1887, em uma edição da revista Strand. Ao todo foram 4 romances e 66 contos escritos em um período de 30 anos, todos seguindo basicamente a mesma fórmula: um detetive investigando um caso, geralmente um assassinato. Com demonstrações magistrais de inteligência e bravura, Holmes encontra a solução, baseando-se em deduções totalmente racionais. Tudo é narrado com admiração por uma figura bastante comum – o Doutor Watson, muitas vezes chamado para fazer o ‘trabalho sujo’.

Retrato de uma época
Segundo Doyle, criador de Holmes, a inspiração veio de um doutor chamado Joseph Bell, que tinha uma capacidade incomum de deduzir fatos a partir de uma simples observação. A verdade é que a essência de Sherlock Holmes é o retrato do momento pelo qual os cientistas da época passavam: a busca e o uso da racionalidade para provar as verdades do mundo. 

Além de gênio intelectual, Sherlock Holmes é mestre em disfarces e um talentoso químico amador. Usa diferentes tipos de técnica forense, presta grande atenção à marcas de pegada, à caligrafia e à marcas de pneus, além de fazer experimentos químicos que ajudam a determinar rastros. O que hoje são técnicas usuais, na verdade era absolutamente inovador para a época em que o detetive foi criado.
A morte de Holmes
Cansado de seu personagem, Conan Doyle decidiu matar Sherlock Holmes 10 anos após sua criação. Escrito em 1893, o episódio O Problema Final descreve a queda de Holmes e seu arqui-inimigo nas cataratas Reichenbach, na Suíça. O público pressionou e, oito anos depois, Doyle trouxe Sherlock Holmes de volta, na história considerada por muitos como a melhor de todos os tempos: O cão dos Baskervilles.

Visite o museu de Holmes em Londres
O 221 da Baker Street existe de verdade e ficou famoso como sendo o endereço do escritório de Sherlock Holmes. No local, foi montado um museu em homenagem ao personagem e suas histórias Durante a visita, você vai se sentir dentro de uma das histórias do detetives, num ambiente cheio de réplicas. Aberto diariamente (exceto Natal) das 09.30 às 18.00 e ingressos custam £6 por pessoa.

Visite o site oficial do Sherlock Holmes Museum para mais informações.



Veja abaixo as páginas dos grupos no Facebook.
Veja também: 
Artigos relacionados: Vida no Reino Unido
No Site da Fasano UK voce encontra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chegou um post no Google Blogger.