Como o funcionário pode demonstrar que merece aumento de salário?
Quero ganhar mais", escreve uma leitora. "Mas trabalho em um departamento que tem 40 funcionários e todos fazem o mesmo trabalho rotineiro. Como posso me destacar num ambiente desse tipo?"
Eu tinha um chefe que dizia: "se você precisa pedir um aumento, é porque não merece". Então, a questão é como um subordinado pode demonstrar que merece ganhar mais. E tudo começa na avaliação do próprio trabalho.
A nossa ouvinte está numa empresa que funciona através de processos padronizados. Nessas empresas, um funcionário recém-contratado aprende rapidamente a tarefa que irá executar. No fim do primeiro dia, ele já sabe o que irá fazer, como irá fazer, e como o seu desempenho será avaliado.
A possibilidade de um funcionário poder criar ou mudar alguma coisa, é praticamente nenhuma. Porque o processo está bem definido e não será alterado. E isso faz com que a substituição de qualquer funcionário seja instantânea. Um sai, outro entra no lugar de quem saiu, e a rotina segue em frente.
A conclusão não é lá muito alentadora. Quem não consegue mostrar que é diferente dos outros, ganhará um salário igual aos outros.
Porém, sempre tem alguém que se destaca. Pelo entusiasmo que demonstra ao executar uma tarefa sem grandes desafios intelectuais, pelo bom relacionamento, pelo humor estável ou pela disposição em ajudar a quem precisa de ajuda. Nada disso garante um aumento, mas poderá resultar numa promoção.
Aí vem a segunda parte da avaliação. Quantos colegas de nossa ouvinte foram promovidos nos últimos 2 anos? Se a resposta for nenhum, isso é uma clara indicação de que a chefia é mais assentada que as pirâmides do Egito, e que o futuro terá a mesma cara do presente.
Eu imagino que essa seja a situação de nossa ouvinte. Ela quer ganhar mais, mas a empresa não precisa pagar mais. Porque tem facilidade em contratar alguém, pagando o que já paga.
De modo geral, empresas só concedem um aumento quando percebem que podem perder um funcionário cuja substituição será complicada. E claramente, esse não é o caso da empresa da nossa ouvinte.
Como ela já decidiu que não quer ser só mais uma num bolo de 40, a nossa ouvinte precisa procurar, com calma, uma empresa que se pareça com ela. Uma empresa que não contrata qualquer um.
Quero ganhar mais", escreve uma leitora. "Mas trabalho em um departamento que tem 40 funcionários e todos fazem o mesmo trabalho rotineiro. Como posso me destacar num ambiente desse tipo?"
Eu tinha um chefe que dizia: "se você precisa pedir um aumento, é porque não merece". Então, a questão é como um subordinado pode demonstrar que merece ganhar mais. E tudo começa na avaliação do próprio trabalho.
A nossa ouvinte está numa empresa que funciona através de processos padronizados. Nessas empresas, um funcionário recém-contratado aprende rapidamente a tarefa que irá executar. No fim do primeiro dia, ele já sabe o que irá fazer, como irá fazer, e como o seu desempenho será avaliado.
A possibilidade de um funcionário poder criar ou mudar alguma coisa, é praticamente nenhuma. Porque o processo está bem definido e não será alterado. E isso faz com que a substituição de qualquer funcionário seja instantânea. Um sai, outro entra no lugar de quem saiu, e a rotina segue em frente.
A conclusão não é lá muito alentadora. Quem não consegue mostrar que é diferente dos outros, ganhará um salário igual aos outros.
Porém, sempre tem alguém que se destaca. Pelo entusiasmo que demonstra ao executar uma tarefa sem grandes desafios intelectuais, pelo bom relacionamento, pelo humor estável ou pela disposição em ajudar a quem precisa de ajuda. Nada disso garante um aumento, mas poderá resultar numa promoção.
Aí vem a segunda parte da avaliação. Quantos colegas de nossa ouvinte foram promovidos nos últimos 2 anos? Se a resposta for nenhum, isso é uma clara indicação de que a chefia é mais assentada que as pirâmides do Egito, e que o futuro terá a mesma cara do presente.
Eu imagino que essa seja a situação de nossa ouvinte. Ela quer ganhar mais, mas a empresa não precisa pagar mais. Porque tem facilidade em contratar alguém, pagando o que já paga.
De modo geral, empresas só concedem um aumento quando percebem que podem perder um funcionário cuja substituição será complicada. E claramente, esse não é o caso da empresa da nossa ouvinte.
Como ela já decidiu que não quer ser só mais uma num bolo de 40, a nossa ouvinte precisa procurar, com calma, uma empresa que se pareça com ela. Uma empresa que não contrata qualquer um.
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