Eu já fiz aqui um par de comentários sobre o golpe do emprego falso. Aquele em que uma agência garimpa currículos em sites de emprego, liga para um inocente candidato oferecendo uma vaga excelente e praticamente certa, convida o incauto para uma entrevista, cobra uma taxa antecipada e depois... Bom, depois nada mais acontece. As vítimas tentam reaver o dinheiro, mas esbarram no fato de que não havia um contrato assinado garantindo um emprego.
Mas esta semana eu recebi uma reconfortante mensagem de um ouvinte que foi enganado, mas não desistiu da briga.
Tudo começou quando ele recebeu uma ligação de uma dessas "agências espertas" em abril de 2008. Ele foi enrolado e pagou 600 reais antecipados. Ao perceber que tinha caído no golpe do emprego, ele começou uma via sacra impressionante. Ele mesmo conta:
"Primeiro", diz ele, "recorri ao Ministério Público, mas fui informado de que não teria direito a um defensor público gratuito, por minha renda estar acima do limite mínimo. Em seguida procurei três advogados, mas nenhum quis aceitar a causa, porque, segundo eles, o valor envolvido, de 600 reais, era muito baixo. Aí fui ao Procon, que após analisar a papelada que levei, chegou à conclusão de que eu não tinha provas suficientes para mover uma ação. Mesmo assim não desisti. Fui a uma delegacia de polícia e registrei um boletim de ocorrência por estelionato.
Sete meses depois, finalmente, a agência entrou em contato comigo para propor um acordo. Não aceitei e deixei o processo correr. Passaram-se mais seis meses e recebi uma intimação para ir depor na delegacia. Imagino que a agência também tenha sido intimada a depor, porque apenas alguns dias depois, o valor corrigido foi depositado em minha conta corrente. Levei mais de dois anos para reaver o meu dinheiro, mas consegui."
Bom, em primeiro lugar, parabéns ao ouvinte pela persistência.
Em segundo lugar, fica a dica para outros ouvintes que eventualmente forem vítimas do golpe de emprego: ir direto a uma delegacia e registrar uma queixa por estelionato. Quanto mais gente adotar essa medida, qualquer que seja o valor envolvido, ou o tempo para reaver o dinheiro, mais acuadas as agências picaretas ficarão.
- Seja o primeiro a comentar esta matéria, ou se preferir clique no botão abaixo "share" para participar este Blog com seus amigos(as)
Revista Digital Fasano UK - Conteudo que interessa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Chegou um post no Google Blogger.