Cerca de um quarto dos carros no mundo são dirigidos no lado esquerdo das ruas, com o volante/motorista no lado direito do carro, e são em países na sua maioria antigas colônias britânicas. A principal exceção é o Japão, que adotou o mesmo sistema e não foi uma colônia britânica. A razão disso pode ser perfeitamente explicada com base na história da comunidade européia.
Até o final dos anos 1700′s (século XVIII), todos viajavam no lado esquerdo da estrada (assim como hoje no Reino Unido) porque era a opção sensata em épocas medievais, onde na maioria das sociedades a violência era necessária, sendo comuns duelos inesperados durante qualquer viagem.
Cavaleiros medievais geralmente eram destros, e para proteger suas espadas quando não estavam em lutas, sempre mantinham-se a esquerda cruzar com outras pessoas no caminho. Ao lutar, a maioria empunhava a espada com a mão direita, o que exigia estar ao lado esquerdo da rua.
A França revolucionária, no entanto, anulou essa prática como parte de suas modificações no modo de pensar da sociadade. A mudança foi realizada em toda a Europa continental por ordem direta de Napoleão. A razão de Napoleão dar essa ordem, foi porque ele era canhoto! E ordenando que todos os exércitos andassem do lado direito das estradas, ele poderia manter sua espada em sua mão esquerda, em qualquer batalha contra oponentes que cruzassem o seu caminho. Sendo assim em carruagens francesas, o cocheiro deveria ficar ao lado esquerdo da carruagem, como temos o volante ao lado esquerdo dos carros no Brasil.
A partir de então, todas as partes do mundo, que foram em algum momento parte do Império Britânico continuou com a conduzir cavalos e carruagens no lado esquerdo das estradas e qualquer parte do mundo colonizada pelos franceses (ou dominada por Napoleão) adotou o lado direito da rua.
Na América, os franceses colonizaram os estados do sul dos Estados Unidos (Louisiana, por exemplo) e a costa leste canadense (Quebec). Os holandeses colonizaram Nova Iorque (ou New Amsterdam). Os espanhóis e os portugueses colonizaram a América Latina. Então Os britânicos acabaram sendo uma minoria na formulação do “tráfego” mundial, pois tanto holandeses, quanto espanhóis e portugueses foram dominados por Napoleão por um determinado período, sendo essas sociedades obrigadas a “adotar” as regras napoleônicas.
A prática de de dirigir do lado direito da rua e o motorista no lado esquerdo do carro, foi adotada pelos EUA com facilidade, que estava ansiosos para abandonar todas possíveis ligações com o seu passado colonial britânico.
Como o estouro da produção em massa de carros iniciou-se nos Estados Unidos com Henry Ford e outros, durante muito tempo os carros bons e confiáveis eram produzidos somente no padrão americano (francês), fazendo que outros países que não tinham nada a ver com Napoleão, adotassem o mesmo lado pois não tinham produção interna de veículos e precisavam importar.
Hoje, é desejo da União Européia que o Reino Unido adote o mesmo lado da Europa, mas para desespero de quem visita o Reino Unido e se atrapalha com o costume, isso já não é possível. Ela iria custar milhares de milhões de libras para mudar tudo, desde ruas e sinalizações até a re-educação de todos os motoristas. O último país europeu a se converter para condução no modelo francês (do lado direito da rua) foi a Suécia em 1967 mas naquela épocaa época de Napoleão, bastava um decreto do imperador, mas hoje em dia é um pouquinho mais complicado.
Países que continuam no modo britânico de dirigir:
Anguilla
Antigua & Barbuda
Austrália
Bahamas
Bangladesh
Barbados
Bermudas
Butão
Botsuana
British Virgin Islands
Brunei
Ilhas Cayman
Channel Islands
Chipre
Dominica
Irlanda
Inglaterra
Ilhas Malvinas
Fiji
Granada
Guiana
Hong Kong
Índia
Indonésia
Ilha de Man
Jamaica
Japão
Quénia
Lesoto
Macau
Malawi
Malásia
Malta
Maurício
Montserrat
Moçambique
Namíbia
Nepal
Nova Zelândia
Irlanda do Norte
Paquistão
Papua Nova Guiné
Seychelles
Escócia
Cingapura
Ilhas Salomão
África do Sul
Sri Lanka
St Kitts & Nevis
Santa Helena
Santa Lúcia
Suriname
Suazilândia
Tanzânia
Tailândia
Tonga
Trinidad e Tobago
Ilhas Turcas e Caicos
Uganda
US Virgin Ilhas
Zâmbia
Zimbábue
São Vicente e Granados
País de Gales
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