terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Aparência será critério para revistas no Reino Unido



O governo do Reino Unido estuda o uso de critérios de aparência física para selecionar passageiros que serão submetidos a revistas mais rigorosas nos aeroportos do país, que incluirão a passagem pelo polêmico scanner corporal.


Os scanners causam controvérsia na Europa por invadir a privacidade ao expor aos controladores as formas do corpo humano.

A "escolha" aleatória dos passageiros que serão submetidos a revistas mais detalhadas será uma necessidade. Os novos scanners corporais que o país pretende adotar são caros demais - em torno de R$ 280 mil por unidade -, grandes demais e lentos demais para que seu uso seja generalizado.

A informação foi divulgada pelo jornal britânico "The Guardian", que ressaltou que grupos étnicos e religiosos temem ser os mais visados por causa da aparência física característica.

De acordo com empresas que administram aeroportos no Reino Unido, o uso do scanner pressupõe uma pré-seleção dos passageiros, que se daria pelo contato visual.

"Gostaríamos de ver uma combinação de tecnologia, inteligência e perfil dos passageiros", afirmou o porta-voz da Airport Operators Association (AOA).

"No entanto, um grupo particular de pessoas parecerá mais suspeito, porque, infelizmente, é este grupo que está apresentando o problema no momento."


Deixe seu comentário.






Para receber nossos informativos semanais. No Reino Unido visite www.FASANO.org.uk e registre seu eMail.

* Portugal www.FASANO.com.pt
* Espanha www.FASANO.es
* Italia www.FASANOITALIA.com


Até a proxima edição





11 comentários:

  1. Acho perfeito, tanto o pre exame visual , como o scanner. O que e mostrar as formas para um operador, quando se trata da seguranca de centenas de passageiros ???
    O que vale resguardar a privacidade de uma pessoa se este resguardo pode por em perigo TODOS os outros passageiros ??
    Ou milhares se o aviao for usado como uma bonba como nas torres gemeas ????

    ResponderExcluir
  2. Acho que essa pre selecao visual e mais uma forma de preconceito racial , portanto mais uma vez apenas certas minorias etnicas serao expostas ao ridiculo.Se levar-mos em consideracao que muitas pessoas ja sao sujeitas a certos tipos de humilhacao por parte dos oficiais de fronteira.
    Se as medidas de seguranca tomadas sao para a seguranca de todos, entao que seja obrigatorio para todos, e que nao seja apenas aplicado a certos grupos etnicos, pois por mais convicente que seja as razoes destas medidas a serem tomadas, eu vejo isto apenas como mais uma forma de preconceito. Ate que se prove o contrario todos somos suspeitos sem excecao.

    ResponderExcluir
  3. Tem que revistar mesmo,se a pessoa não estiver devendo nada,aí não haverá problema nenhum pra ela.Não vamos se hipócritas de não admitir,vindo com estas conversinhas de xenofobia,racismo ou perseguição étinica,agora me respondam...alguém me diga recentemente ou alguma vez,na nossa história conteporanea um cristão,budista,espírita,Hindú explodir bombas,fazer parte de celulas terroristas,matar inocentes com bombas armadilhadas em carros,suicidas bombistas em nome de um "deus",estes sim,devem ser revistados antes,depois e o tempo todo,aí vem a conversa de racismo,mas depois quando aquele rapazinho de carinha inocente ficar adulto vai explodir um avião ou um shopping onde você proprio pode estar ou um de sua família...tudo porque tiverm "dózinha"de revistá-lo ou tiveram peninha de o repatria-lo pro seu lindo país...

    Sim Às revistas sistemáticas,e mesmo assim aquela raça ainda consegue fazer terrorismo,por tanto,deixem as autoridades trabalharem em paz.

    ResponderExcluir
  4. ...parabens, tem que se tornar mais e mais radical no especto de seguranca! isso e pra nosso bem voces nao acha?!!!

    ResponderExcluir
  5. O Estado se baseia no medo para seus atendados e invasoes de privacidade,fabrica inimigos com o sentido de se fortalecer,assim hoje temos o suposto terroristo mulcumano(que os mesmos dizem ser reponsavel por ataques afins) mas antes tinhamos o Bloco comunista e a guerra fria e antes ainda tinhamos o nazismo.O Estado e o verdadeiro inimigo ,que provoca a inquietacao em nome do medo.E todos nos,a sociedade passiva e docil,nos esquecemos que o Estado e o maior terrorista que temos.
    Controles nao visam seguranca mas sim pro propagar o medo,sobretudo a paranoia social.

    ResponderExcluir
  6. Resposta ao comentario anonimo acima do dia 25 de Janeiro 2010 hrs19:18. Finalmente alguem sensato e inteligente em seu comentario. Parabens.
    Infelizmente nao sao todos que analizam os fatos antes de expor seus comentarios ridiculos e piegas.

    ResponderExcluir
  7. Eu simplesmente ADORO o blog da FASANO. Aqui nao ha censura e as materias sao relevantes, muito inteligentes. Parabens a todos da Fasano!

    ResponderExcluir
  8. ridiculo completamente doente

    ResponderExcluir
  9. As pessoas nao deveriam colocar problema nenhum nas revistas.
    Eu nao tenho nenhum problema,pois nao devo,quem nao deve nao teme.

    ResponderExcluir
  10. O Ideal seria que todos passassem pelo scanner,sem excessao.

    ResponderExcluir
  11. Quem nao deve nao teme!

    ResponderExcluir

Chegou um post no Google Blogger.