quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Londres: Passeios - Introdução

Como conhecer a ‘Big Smoke’.

Londres é um lugar maravilhoso para se visitar, mas o seu tamanho pode assustar os novatos. No entanto, é fácil circular pela cidade: basta entender sua geografia e o funcionamento do transporte público.

Circulando

O metrô é a maneira mais prática de movimentar-se pela cidade e, no centro de Londres, raramente você está longe de uma estação. O serviço é constante e, fora do horário de pico, você normalmente consegue se sentar. Combine as viagens de metrô com o ônibus para conhecer mais da topografia de Londres – há mapas das linhas de ônibus em muitas das grandes estações de metrô e no Britain & London Visitor Centre, na Lower Regent Street. Embora os maravilhosos ônibus antigos Routemaster não estejam mais operando, há duas Heritage Routes para os turistas: Grande ônibus vermelho. É interessante introduzir o barco no seu trajeto. Para mais detalhes sobre os meios de transporte.

Panorama

The South Bank é, obviamente a margem sul do Tâmisa, mas não é tão óbvio que seja o centro das artes cênicas do país. Bankside, a leste de South Bank e em frente à City, ganhou importância recentemente com a inauguração da Tate Modern.

Na histórica City, as lembranças da Londres em ruínas se mesclam com a indústria financeira de hoje.

As regiões ao norte e a leste daqui, os antigos redutos industriais de Shoreditch e Hoxton, são conhecidas pela vida noturna e galerias. Seguindo para oeste, era em Clerkenwell que se fazia o serviço sujo durante a Idade Média; agora o bairro tem um dos melhores restaurantes e gastropubs de Londres, enquanto o Holborn é o bairro jurídico.

É também onde a City se encontra com o ‘West End’, que os americanos chamam de ‘Downtown’. O coração do West End é o Soho, que – apesar de não corresponder à sua reputação suspeita – é diversão acima de tudo.

Ao norte está o literário Bloomsbury, com o British Museum; o Fitzrovia, com suas inúmeras agências de propaganda e mídia e lugares bacanas para comer e beber; e a região da moda, o King’s Cross, com a British Library e o novíssimo terminal do Eurostar, o St Pancras International.

A leste do Soho está o genuíno imã dos turistas, o Covent Garden, com seu mercado e Piazza e o fantástico Transport Museum.

Ao sul do Soho está Chinatown e a lotada Leicester Square, ideal para comprar ingressos de teatro pela metade do preço e assistir aos filmes vencedores de bilheteria. Ao sul também está o centro oficial de Londres, a Trafalgar Square, e o centro político da Grã-Bretanha, Westminster.

Na fronteira do poder está o lindo St James’s Park, de frente para o Buckingham Palace, e ao norte o aristocrático St James’s, separado da também aristocrática e exclusiva região de Mayfair pela Piccadilly.

A Piccadilly segue na direção oeste do Piccadilly Circus até o Hyde Park Corner e Knightsbridge, onde estão as lojas de grife (e a Harrods). As privilegiadas regiões de Chelsea e South Kensington, onde estão os três grandes museus vitorianos de Londres, ficam ao sul e sudoeste de Knightsbridge.

Todas as áreas acima em negrito estão marcadas no nosso mapa colorido de regiões.

Questões Práticas

Para evitar filas e multidões, siga nossas dicas e evite os fins de semana – assim como os transportes públicos nos horários e pico (2ª-6ª, por volta das 8-9h30/16h30-19h). Muitas atrações são gratuitas - todos os grandes museus, por exemplo. Então, mesmo com orçamento curto, você pode visitar vários pontos turísticos pelo preço de uma passagem de ônibus.

O London Pass (www.londonpass.com) dá acesso pré-pago a mais de 50 atrações; se não estiver preparado para visitar diversos lugares em um só dia, por quatro ou cinco dias, o investimento não valerá a pena – mas você pode furar a fila com o passe em alguns lugares, como na superpopular Torre de Londres.

Alguns lugares fecham mais de uma hora antes do horário oficial e mencionamos isso no guia. Algumas atrações mais modestas podem fechar antes do horário quando o movimento estiver fraco e algumas fecham o dia todo em feriados (principalmente Natal e Páscoa) – ligue antes para confirmar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chegou um post no Google Blogger.