quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Como usar o sentimento de inveja de forma positiva

www.fasano.org.uk 24hrs com voce
Eu já recebi muitas consultas de leitores sobre casos de inveja no trabalho, mas a de hoje é diferente. Pela primeira vez, uma ouvinte escreve não para se queixar de que os outros têm inveja dela, mas para confessar que ela tem inveja dos outros


Com uma tocante sinceridade, a nossa ouvinte relata que sofre ao ver colegas que conseguiram o que ela também poderia ter conseguido e não conseguiu. E que isso a faz sofrer a tal ponto, que ela fica torcendo para que coisas ruins aconteçam com os colegas


A pergunta dela é: "será que preciso fazer terapia?"

Bom, eu começaria dizendo à nossa ouvinte que a inveja é um sentimento, que cedo ou tarde, em maior ou menor grau, afeta a todos os seres humanos normais. Todos nós, em algum momento, sentimos inveja de alguém, no trabalho ou na vida pessoal. E aí ficamos tentando entender porque a vida não é justa, e porque gente pior que nós, ou no mínimo igual a nós, é premiada pela sorte ou pela natureza. 

Esse não é um sentimento vergonhoso, e nem transforma pessoas em monstros. A questão é como usar esse sentimento. A maneira que não leva a nada é a de desejar que pessoas que tiveram mais oportunidades ou melhores condições, simplesmente quebrem a cara, para nosso gáudio e deleite. 

A maneira que pode transformar um sentimento mesquinho em uma ação positiva é tentar compreenderporque exatamente alguém igual a nós, conseguiu se diferenciar. Muito raramente, a sorte pura e simples é a única explicação.

Portanto, a inveja tanto pode funcionar como um combustível para a carreira, quanto como um veneno para o coração. A nossa ouvinte só precisa se convencer de que tem tudo para conseguir o que quer, e só não consegue porque fica desperdiçando seu tempo invejando quem poderia lhe servir de exemplo. E caso não consiga, aí sim, eu diria que a nossa ouvinte precisa de terapia.



Receba gratuitamente a Revista eLetronica Fasano. - Conteudo que interessa!

3 comentários:

  1. nao concordo com esta tese sua a Inveja è sim uma coisa triste que nao faz bem pra alma, o que essa ouvinte precisa è de Deus porque inveja nao è um sentimento se as pessoas tem trabalhos melhores, familia melhores è porque elas lutaram pra ter o que elas tem a nao ser os traficantes que conseguem as coisas facèis o que ela tem que fazer è pedir a Deus que de amor no coraçao dela pra ela nao querer ser melhor do que os outros mas procurar ser ela mesma isso è uma coisa boa porque nenhum ser humano deve ter inveja do profissionalismo, vida pessoal, de ninguèm ela tem que se amar primeiro e procurar o melhor pra ela nao pensar no que os outros tem, ela tem que pensar no que ela quer pra ela daqui a 10 20 30 anos al menos aprendir na vida que è assim e sempre conseguir o que quero com com muito esforço e humildade e garanto nunca tive inveja de ninguèm porque quem tem inveja nao tem personalidade voce tem que ser voce tem que formar a sua vida plantar o seu caminho e nao olhar pra a colheta dos outros!!!

    ResponderExcluir
  2. Inveja e' um sentimento desprezivel!

    ResponderExcluir
  3. Tudo tem os dois lados, as vezes invejar algo ou alguem, estimula a vontade de correr atras daquilo que se almeja, tipo, se ele(a) pode, por que eu nao? Demasia nao e' bom, e acomodar-se tambem nao. Tudo tem que ter medida.

    ResponderExcluir

Chegou um post no Google Blogger.