terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Londres - Curiosidades de um ícone



Curiosidades de um ícone
Matéria atualizada em 28/02/2012 Fasano Revista Digital. All rights reserved.

Assim como Big Ben, a cabine telefônica vermelha se tornou um grande ícone britânico. Saiba um pouco mais sobre ela em alguns fatos curiosos.

1) Quem desenhou a cabine telefônica foi o importante arquiteto Sir Giles Gilbert Scott, em meados de 1920; ele também desenhou a Battersea Power Station (que virou capa de álbum do Pink Floyd) e a Catedral de Liverpool.
2) A cabine vermelha fazia parte de um “kit”da General Post Office (os Correios), junto com o tradicional poste de correio, como você pode ver nesta foto. O vermelho é para ser visto de longe.
3) Algumas cabines eram mais que um telefone. Nos primeiros modelos você também podia comprar selos dos Correios, pelo lado de fora, como mostra esta foto.
4) Apesar da forte associação com Londres, há cabines em todo o Reino Unido e também em outros países, ex-colônias britânicas como Malta, Bermuda e Gibraltar.
5) Assim que a rainha Elizabeth assumiu o trono, em 1952, as cabines vermelhas passaram a estampar a coroa de St. Edward, um dos símbolos da monarca.
6) Nem todas as cabines são vermelhas – em Kingston Upon Hull, Inglaterra, há cabines na cor creme. Somente lá a manutenção não era uma responsabilidade dos Correios, mas de outra companhia. Difícil imaginar? Então veja esta foto. Atualmente as cabines tradicionais são administradas pela British Telecom.

7) “Adote uma Cabine” é a campanha promovida pela British Telecom (Adopt a Kiosk) para evitar a extinção das cabines. Como o custo é alto e o uso cada vez menor, a BT  mantém cada vez menos delas nas ruas. A população protestou e assim surgiu a campanha na qual qualquer comunidade pode ‘adotar’ uma cabine e se tornar responsável por ela. Já surgiu muita coisa interessante, como a cabine que virou biblioteca, ou a que virou galeria de arte e até algumas que se tornaram pontos com desfibrilador para atender comunidades rurais em casos de emergência.

História de um marinheiro

A partir do dia 31 de Julho, um dos museus mais interessantes da rede Imperial War Museum, o navio HMS Belfast leva aos visitantes uma mostra especial: “Gun Turret Experience: A Sailor’s Story, 1943” (Experiência na torre de tiro: a história de um marinheiro, 1943).

O HMS Belfast, usado na Segunda Guerra Mundial, virou museu
Esta atração – que será permanente  -  usa luzes, imagens, som, efeitos de fumaça, movimento e aromas para recriar a atmosfera e as condições de uma torre de tiro com sua tripulação a postos de combate. O espaço imersivo pretende recriar as sensações físicas e emocionais da guerra no mar e oferece aos visitantes uma nova forma de compreender as experiências extraordinárias dos marinheiros que serviram no HMS Belfast.
A Gun Turret Experience simula a batalha de North Cape, quando o HMS Belfast enfrentou e destruiu o navio alemão Scharnhorst. Parte da experiência é contada através da carta original que um jovem marinheiro, Withers MD, enviou à sua mãe logo após a batalha. Tudo acontece dentro de uma das torres triplas originais; os elementos foram criados com a ajuda de veteranos da Marinha Real, assim como relatos de especialistas nas coleções do Imperial War Museum.
Sobre o HMS Belfast
O que é: Um navio usado durante a Segunda Guerra Mundial, que se tornou um ramo do Imperial War Museum (Museu Imperial da Guerra).

Localização: Rio Tâmisa, entre London Bridge e Tower Bridge. Londres, Inglaterra.
Destaques: É possível explorar todos os nove decks do cruzador,  que formam uma mistura de espaços históricos e exposições emocionantes sobre as histórias de quem viveu ali por um bom tempo.
Quanto custa: Entre £10 e £15 (consulte os preços). Crianças e adolescentes de até 16 anos possuem entrada gratuita.
Horários de funcionamento: De 01 de novembro à 28 fevereiro, 10:00 – 17:00 (última entrada 16:00); de 01 março à 31 de outubro, 10:00 – 18:00 (última entrada 17:00)

Informações extraídas do site oficial Imperial War Museum – HMS Belfast.

Veja abaixo as páginas dos grupos no Facebook.

Visite o Site da FASANO para as recém criadas ofertas de Emprego >>>


Veja também: 
Artigos relacionados: Vida no Reino Unido
No Site da Fasano UK voce encontra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chegou um post no Google Blogger.